domingo, 27 de março de 2011

Como identificar uma seita





Todas as pessoas têm o direito de professar a religião de suas escolha. A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isso não significa, porém, que todas as religiões sejam boas. Nos dias de Jesus, existiam vários grupos religiosos: saduceus (At 5.17), fariseus ( At 15.5)), essênios, zelotes e herodianos. Os dois primeiros grupos tinham posições religiosas distintas ( At 23.8). Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de hipócritas, filhos de inferno, serpentes, raça de víboras ( Mt 23.15 - 15,33). O Mestre deixou claro que não aceitava a idéia de que todos os caminhos levam a Deus. Ensinou que há apenas dois caminhos: o estreito, que conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à destruição ( Mt 7.13,14).
Os apóstolos tiveram a mesma preocupação: não permitir que heresias,falsos ensinos, adentrassem na igreja. O primeiro ataque doutrinário lançado contra a igreja foi o legalismo. Alguns judeus-cristãos estavam instigando os novos convertidos à prática das leis judaicas, principalmente a circuncisão. Em Antioquia, havia uma igreja constituída de pessoas bem preparadas no estudo das Escrituras (At 13.1), que perceberam a gravidade da doutrina de alguns que haviam descido da judéia e ensinavam: " Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podereis ser salvos " (At 15.1). Tais ensinamentos eram uma ameaça à igreja. Foi necessário que um concílio apreciasse essa questão e se posicionasse.
Em Atos 15.1-35, temos a narrativa que demonstra a importância de considerarmos os ensinos que contrariam a fé cristã. Outras fontes ameaçam a igreja. Entre elas, destacamos a pluraridade religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário